Originalidade e Placa Preta xx
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x 1- POR QUE PLACA PRETA?
 

O CVMARJ sempre lutou pela definição de controles rígidos para a obtenção da Placa Preta - concedida aos veículos antigos de coleção, valor histórico, com mais de 30 anos e que mantenham 80% ou mais de sua originalidade - e finalmente agora chegou o momento, no âmbito dos veículos militares, de darmos nossa contribuição, possibilitando que viaturas militares passem a ter exigências e conceitos padronizados para ser conferida sua real originalidade.
A Placa Preta atesta veículos-referência de originalidade nos mais diversos modelos, mantendo viva sua concepção original, em conformidade com a época em que foram fabricados. Esta era uma missão que o CVMARJ não poderia se furtar, afinal somos incentivadores e responsáveis pela preservação de Viaturas Militares. Para isto serve a Placa Preta: GARANTIR E CONTROLAR A MANUTENÇÃO DA ORIGINALIDADE DE UM VEÍCULO ANTIGO.

  2- QUEM PODE REQUERER A PLACA PRETA?
 
Para requerer PLACA PRETA, é preciso ter o Certificado de Originalidade (CO) emitido pela FBVA, autorizada para tal conforme Portaria DENATRAN n° 03 de 08/06/98. O proprietário de uma viatura militar antiga, assim como o de qualquer outra categoria de veículo antigo, deve ser sócio de alguma entidade ou clube de veículos antigos, ou possuir uma coleção de veículos, com ao menos três (3) peças, atendendo assim a Resolução n° 127 do CONTRAN.
No caso, se o requerente ainda não for sócio do CVMARJ ou outro clube de veículos militares antigos, poderá se filiar ao CVMARJ (veja a sessão SEJA SÓCIO), e depois pagar uma taxa de encargos de R$120,00 a favor do clube para realizar a avaliação. A taxa poderá ser paga no ato da avaliação, junto com a entrega dos documentos e fotos do veículo.
  3- MANUAL DE AVALIAÇÃO CVMARJ
 

Depois de muitos debates e testes, supervisionados pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o CVMARJ teve aprovada por esta supra entidade, uma Planilha de Avaliação de Originalidade para Viaturas Militares. Esta planilha está na forma de um Manual, auto-explicativo, de fácil compreensão, bastando ler atentamente seus tópicos.
Na prática, o Manual - agora oferecido em arquivo Word nesta sessão- está dividido em dois grandes grupos: Itens Excludentes que, se não atendidos, impedem a continuidade do processo avaliativo; e a Avaliação em si, pautada no método da "perda de pontos" (a avaliação começa em 100 pontos e os itens "desabonantes" vão retirando pontos até o final do processo), onde o total final representa o Nível de Originalidade, que define se o veículo ganha ou não o CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE (CO) emitido pela FBVA.
Levando em conta que alguns veículos antigos não conseguem encontrar a totalidade de seus itens originais, a planilha inclui uma série de ITENS ACEITÁVEIS, mas que mesmo assim descontam pontos na originalidade da viatura avaliada. Estes itens estão enumerados e classificados como "ACEITE", permitindo uma flexibilidade na avaliação, evitando radicalismos. Peças reproduzidas, similares às originais, não descontam ponto, mas devem ser exatamente iguais em forma e função, usadas no veículo. O FATOR IDADE é outro ponto relevante em nossa metodologia, afinal somos colecionadores de um bem que se desgasta sendo, via de regra, mais complexa uma restauração quanto mais antiga for uma viatura, então para cada ano, a partir do 30º ano, é dada à viatura uma pontuação de bonificação.

  A partir de agora é através do LAUDO CVMARJ que a FBVA passa a emitir o CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE (CO) para viaturas militares.
 
O MANUAL CVMARJ ABRANGE QUAIS CATEGORIAS?
Em princípio todas (1/4 t, 3/4 t, 2 1/2 t, etc), porém tal fato só poderá ser comprovado com seu uso nas mais diversas categorias e classes (MB, M38, WC21, M37, CCKW, etc), pois são itens abrangentes afetos à quase totalidade das viaturas. Tal pretensão - manual único para todas as VM's - é bem realística, uma vez que os carros civis têm uma situação bem mais diversificada que a nossa, e a forma de avaliação é única.
Deixamos claro que nada impede que uma viatura militar tenha conferida sua originalidade (emissão do C.O.) por qualquer entidade credenciada para tal (ex: Imperial Jeep Club - Portaria DENATRAN n° 26/01, Jeep Clube do Brasil - Portaria DENATRAN n ° 16/99, etc). O que agora o CVMARJ conquistou é que, mesmo sem ser credenciado pelo DENATRAN, se tornou um braço da FBVA na avaliação de viaturas militares, ou seja, a partir de agora a FBVA ratifica a conclusão dos Laudos do CVMARJ, emitindo o Certificado de Originalidade (C.O.) para as viaturas por nós avaliadas e aprovadas.
Não existe normatização para os itens de avaliação: cada clube ou entidade credenciada pode fazer sua metodologia de avaliação e, ao DETRAN, cabe acatar o que a entidade credenciada informou. O CVMARJ, ao criar sua metodologia, concretamente pensa em estabelecer parâmetros e procedimentos para que as avaliações de viaturas militares, respeitando a independência das entidades credenciadas, ganhe em uniformidade e coerência nos itens e na forma de avaliação.
  CLIQUE NA PLACA PARA BAIXAR O MANUAL DE AVALIAÇÃO CVMARJ
  4- QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA OBTER O CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE(C.O.)?
 

1º Passo: Agendamento CVMARJ: Uma vez entendido os itens 2 e 3, para agendar a avaliação de sua viatura militar antiga, basta entrar em contato com o CVMARJ, através do e-mail do site (cvmarj@cvmarj.com.br). No título da mensagem, incluir PEDIDO DE AVALIAÇÃO.
ONDE SERÁ FEITA A AVALIAÇÃO? A avaliação será agendada para um dos encontros mensais do CVMARJ, todo terceiro domingo do mês (ver programação no site- EVENTOS), no Museu Conde de Linhares, Av. Pedro II, 383 - S. Cristóvão (próximo à Quinta da Boa Vista), de
9:00h às 13:30h. Assim, haverá total transparência na avaliação, que contará com a presença de integrantes da diretoria do clube na ocasião, incluindo o Diretor Técnico Zezinho Delatorre. Sendo um documento oficial, o Laudo só tem validade com as assinaturas do Presidente e Diretor Técnico do CVMARJ.
2º Passo: Documentação: No dia da Vistoria devem ser levados os seguintes documentos:
a) Termo de Responsabilidade (modelo da FBVA), datado do dia da vistoria: é o Termo de Responsabilidade que garante o compromisso do proprietário em manter as características originais do veículo, perdendo o direito da PLACA PRETA caso o veículo sofra qualquer alteração na sua integridade. Compromete-se ainda que, em caso de venda do veículo, a mesma deverá ser comunicada ao CVMARJ e nova vistoria será exigida caso o futuro comprador queira manter o veículo com a placa preta.
b) Seis(06) fotos, tamanho 10x15 da viatura: frente, traseira, laterais direita e esquerda, motor e interior (mostrando o painel e bancos) e uma foto do veículo de perfil no tamanho 10x7, para ser incluída no certificado a ser emitido pela FBVA. As fotos 10x15 podem ser em papel ou digitalizadas num cd, já a foto10x7 deve ser em papel. Devem ser coloridas, para avaliar a pintura do veículo. Sugerimos que o veículo esteja com fundo neutro e claro, para maior nitidez das formas e contornos do mesmo.
c) CRLV e IPVA: Cópias do CRLV e do IPVA, comprovando a legalidade do veículo.

  CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TERMO DE RESPONSABILIDADE
 

3º Passo: A Vistoria: O CVMARJ realiza a vistoria e verifica a documentação. ATENÇÃO: o laudo de vistoria também tem que estar assinado pelo proprietário.
4º Passo: Ratificação da FBVA: Ao receber o OK do CVMARJ, depois da avaliação, os documentos são enviados para a FBVA, que concede e confecciona o Certificado de Originalidade, em um prazo estimado de 10 (dez) dias.
5º Passo: Requerimento da Placa Preta Junto ao Denatran/Detran: Após receber, via CVMARJ, o Certificado De Originalidade, o proprietário se encaminha ao Denatran/Detran para pedir a PLACA PRETA e TROCA DE CATEGORIA, pagando as taxas sobre este serviço que estejam em vigor.

  5- OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
 

Para garantir que sua viatura "passe no teste", leia, observe, estude, confira e tenha certeza de que todos os itens da PLANILHA que garantam o mínimo ou mais de 80% da originalidade e "aceite" estejam cobertos na avaliação do seu veículo, além é claro, de atender ao item EXCLUDENTES. Caso contrário, será necessário efetuar melhorias no veículo, trocando ou restaurando peças em desacordo, para só então sujeitar sua viatura à avaliação e garantir assim que seja aprovada no final do processo.
A taxa de encargos de avaliação só será cobrada uma vez que o veículo tenha a garantia de ser aprovado e receba o ok para o CO.
Quem não puder comparecer com sua viatura aos eventos do CVMARJ no Museu Conde de Linhares para avaliação por estar em outro estado, poderá requerer avaliação pelo correio, bastando:
a) Enviar a planilha preenchida, juntamente com as 7 (sete) fotos e cópias dos documentos do veículo, para o endereço: CVMARJ - Rua Benjamim Batista 180/402, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22461-120
Certifique-se de que as fotos estejam BEM NÍTIDAS e mostrando claramente a viatura nos detalhes já explicados nesta sessão do site. Fotos fora de foco, enquadramento e cores alteradas não serão aceitas,
b) A planilha deverá ser preenchida e assinada em todas as folhas por SOCIO VISTORIADOR, após contato com o Diretor Técnico, José Delatorre. Tal fato se faz necessário por ser imprescindível uma avaliação “in loco” da viatura, e não apenas através de fotos, uma vez que a metodologia adotada pelo CVMARJ, além da originalidade, avalia também a operacionalidade do veículo (item 5 da planilha); e no Laudo continua sendo obrigatório ter a assinatura do Diretor Técnico.

 
Obs:Em breve o CVMARJ estará disponibilizando o nome e endereço do Sócio Avaliador por estado da federação.
  Qualquer outra dúvida, entrar em contato com o CVMARJ: contato@cvmarj.com.br - com o título "DÚVIDAS SOBRE EMISSÃO DO C.O."
O secretário do CVMARJ, Marcos Muralha, discute os tópicos do MANUAL DE AVALIAÇÃO redigido pelo CVMARJ, junto ao 1º Vice-Presidente do Veteran Car Club José Candido Muricy Neto, que supervisionou o manual em nome da FBVA.

Na presença dos sócios e diretores do CVMARJ, foi simulada a avaliação do Kaiser M-606 do Muralha, durante o Encontro Mensal no Museu Conde de Linhares, em abril último.

Os critérios escolhidos para a avaliação resultaram num conjunto perfeito para medir a originalidade de viaturas militares, inédito no Brasil, aprovado também pela diretoria do CVMARJ (Zezinho Delatorre, dir).
contato@cvmarj.com.br