Restaurações Projeto Opel Blitz "Helga"
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MAIS FOTOS DO PROJETO "HELGA" (jun/jul 2003)
Aqui está a atual fase do Opel Blits "Helga". Chassis jateado, pronto para receber primer, As partes estão em ótimo estado, sendo possível ver as estampas das peças legítimas Opel. O freio de mão está funcionando perfeitamente.
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As peças do capô e grade dianteira estão restauradas. A cabine vai receber uma estrutura de madeira, tal qual a original. Os vidros e máquinas de levantar integrados com as trancas estão "novos". A novidade fica no uso de um motor Chevrolet Brasil, uma vez que o motor original se tornou impossível de ser restaurado. A oficina do Perú está fazendo um trabalho de joalheiro no raro Opel Blitz...
cliqueA mais nova aquisição nas fileiras do CVMARJ é um raro exemplo de veículo usado pelos alemães durante a Segunda Guerra: um caminhão leve Opel Blitz de 1,5 ton. 4x2. Trata-se de um dos caminhões mais utilizados pela Wehrmacht durante a primeira fase do conflito, sendo fabricado de 1938 até 1942, quando houve a padronização nas linhas de montagem apenas para caminhões de 3 ton. O Opel Blitz de 1,5ton era um veículo civil de grande sucesso. O nome Blitz (relâmpago) foi resultado de um concurso popular para batizá-lo. O ganhador recebeu um caminhão como prêmio. Foi usado para re-equipar a Wehrmacht antes da guerra e ainda foi muito usado na Alemanha pelas tropas de ocupação, depois do conflito. Foi produzido até 1951, sendo depois remodelado. Alguns poucos exemplares foram comercializados e chegaram ao Brasil, já no pós-guerra.
Como é de conhecimento geral, algumas fábricas americanas já funcionavam na Alemanha antes da Segunda Guerra, como a Ford, que fazia o caminhão V 3000S muito usado pela Wehrmacht, além da GM, que já era proprietária da fábrica da Opel em Brandenburg/Havel antes da guerra. Ironicamente, estas fábricas continuaram a produzir estes veículos usando as plantas americanas, para serem usados pelas forcas alemãs durante o conflito. O Motor do Ford, por exemplo, era o confiável V8 de 96hp e o motor do Opel Blitz 2,5 (cm cúbicos) -32 (dist entre eixos:3,20m) era um GM 6cil em linha de 55hp, muito parecido com o do "inimigo" CCKW e até recentemente com o do nosso conhecido Opala. O motor do Opel Blitz 3ton era um 6cil de 3,6L e 75hp. A Mercedes e outras fábricas menos conhecidas (Krauss Maffei, Auto Union, Horch, Krupp ) também produziram caminhões para o exército alemão até o final do conflito.
Opel Blitz 1,5ton em Panzer Grey (Beltring 2000 Frank Berg)
O Opel Blitz do CVMARJ foi batizado de "Helga", típico nome feminino alemão. As tropas costumavam dar nome de mulher aos veículos (tal qual os Aliados) ou nome de algum companheiro morto em ação. Helga será pintada na cor usada no teatro de operações italiano, provavelmente o famoso Dark Yellow, usado pelo Afrika Korps e tropas "tropicais", que acabaram lutando na Itália. Por ocasião da rendição da 148a Divisão da Whermacht em Colecchio, havia um sem número de Opel Blitz entre as centenas de viaturas alemãs capturadas pela FEB.
Nosso exemplar do Opel Blitz foi fabricado em 1951, mas é exatamente igual ao usado durante a Segunda Guerra. Ele se apresenta bem íntegro, faltando os detalhes externos presentes na versão militar, como as famosas lanternas Notek (tipo black out, dianteira e traseira), relógios, retrovisores, balisas de manobra, para-lamas traseiros, além da extrutura dos bancos, escape, logotipo da grade dianteira e caçamba completa. Os aros corretos com seis meias-luas já foram encontrados pelo Rodolfo Lourenço. As pesquisas para a restauração estão sendo baseadas em alguns livros, no pouco que se encontra na Internet sobre esse veículo (a maioria dos dados é sobre o 3ton) e um raro modelo em miniatura escala 1:24 da Italeri.
O motor original precisa de uma completa retífica, sendo que alguns elementos vitais podem ser reconstituidos usando o já referido motor do Opala 2.5, sem maiores problemas quanto a originalidade, neste caso. O Opel Blitz 2,5-32 não tinha tração nas quatro rodas. Apenas o 3ton teve uma versão 4x4. Estamos aceitando qualquer informação para ajudar no nosso "projeto Helga". Caso tenha alguma dica relevante, por favor, envie sua ajuda para nós. Seguem as especificações do Blitz 1,5ton e algumas fotos.

Período de produção: 1938 - 1942 (Brandenburg/Havel, Alemanha),
1945-51(?)
Caminhão 4x2 1,675-ton
Produção total: aprox. 10000 unidades (de 1938 a 1942)
Motor: 55hp/3400rpm, 6-cil em linha, 4-t OHV, 2473cc
Taxa de compressão: 6 : 1
Refrig.: bomba d'água
Carburador: Solex 30 JF
Compr: 5400mm, larg: 1940mm, alt: 1845mm (cab), 2285mm (c/ comp. de carga coberto)
Dist. entre eixos: 3250mm, vão livre: 206mm
Caçamba: compr: 2900mm, larg: 1800mm, alt: ?mm
Raio de curva: 6,5 m
Eixo diant: 1340mm | Eixo tras.: 1360mm | Chassis em perfil U
Embreagem: disco simples, seca | Caixa de marcha: 4 + ré
Relação: I - 4,48, II - 2,61, III - 1,68, IV - 1,00, ré - ?
Relação do diferencial: 5,50
Susp. tras. e diant: molas semi-elípiticas longitudinais (amortecedores horizontais) | Eletrica: 6 or 12 V | Freio : hidráulico
Freio de mão: ação nas rodas traseiras
Peso: 1525kg (carga)| Vel. Max: 80 km/h | Pneus: 5,50-18
Cap. tanque: 57L ( + ou - 340 km)
consumo: 16,5 L/100km (estrada), aprox. 6km/L
Capac. de óleo no carter: motor - 5,2 L.

Modelo 1938
ATUAL ESTÁGIO: Helga está sendo restaurada na oficina do Perú, em Petrópolis (xx24-2231-6900), que já realizou excelentes serviços para os veículos do Imperial Jeep Club. Seguem algumas fotos de como se encontra o veículo no momento, antes do início dos trabalhos.
(raspagem completa, aplicação de primer, recondicionamneto de freios e diferencial, pneus e pintura).
A mecânica está sendo feita pelo Zezinho Delatorre (21 2462 0501): retífica, câmbio, recondicionamento de válvulas, tucho, elétrica e todas as partes vitais .
A caçamba será feita sob encomenda em alguma marcenaria especializada.
Os perfis de Helga antes de entrar no "salão"…

O chassis não apresenta nenhuma empenadura…
Diferencial original, feixe de molas, amortecedores horizontais parecidos com os da Dodge WC e os raros pneus 550x18, de "charrete"…
Willys MB do Roberto Amboni
Aqui está o belo Willys MB do Roberto Amboni, conselheiro do CVMARJ, de Criciúma, SC. Roberto foi muito meticuloso no restauro do seu jeep, que tem um raro volante de série 1942 em baquelite verde. Foram poucos feitos nessa cor, pois normalmente eram em baquelite preto.
Para ficar bom, deu trabalho...
Roberto optou por fazer o "hood number" em azul fosco (Blue Drab), que saia de fábrica com os jeeps. Depois, o número era geralmente repintado em branco, ao longo de sua vida útil.
A pressa é inimiga da boa restauração...é sempre bom lembrar
O Roberto entrega de badeja as estrelas e estênceis de capota para jeeps da II Guerra. Aqui estão arquivos para serem baixados e copiados em ploter para servirem de máscara para pintura. Leve o arquivo num disquete até uma loja de serviços de impressão em adesivos. As estrelas são de 20 polegadas (capô) e 5pol (lateral) como mostra a foto. As letras que indicam "caution left hand drive" ("cuidado, veículo com direção na esquerda", desembarcados na Inglaterra e depois usados no continente europeu) e "max speed 40mph" (vel máxima 40 milhas por hora) são de 2 pol. de altura e 1/2 de larg. Estrela de 20"(medida externa) no capô: círculo de 2pol de esp
Estrela achada sob pintura em jeep de época e suas proporções.
Neste mesmo local (lat.tras.), pode ser usada uma estrela circunscrita, com medida de 6 polegadas (externa), com a faixa de 1/2 polegada. As estrelas circunscritas estão explicadas nesta sessão do site, assim como os números e letras... 
jeeps usados no teatro de ações europeu pós 1943. recebiam este estêncil na capota de lona, no lado esquerdo da janela tarseira da capota.
Do lado direito da capota, havia este indicados de velocidade máxima...
As letras eram em branco, obviamente.
Fotos do CJ-5 "Bernardão"
Demorou mas finalmente conseguimos algumas fotos do CJ-5 do Alexandre Leite , que levou vários anos em trabalho de restauro. Ficou um belo e raro exemplo de veículo militar nacional na fileiras do CVMARJ. O "Bernardão" do Alexande frente a frente com o Hummer...O Alexandre está digitalizando as fotos de todo trabalho. Em breve, traremos um completo close up do "Bernardão", versão repotencializada dos Fords nacionais pela firma Bernardini(SP), com motorização GM 4cil (mesmo do Opala), que tornou o jeep mais viável para uso militar (o outro motor era 6 cil)
Fiat Topolino/Scout car Projeto"Helga" Bantam BRC-40 Dodge WC-51 Ford GPW
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