Viaturas Históricas
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HISTÓRIA do Dodge WC
A companhia Dodge foi encampada pela Chrysler em 1928, formando a terceira maior fabricante de veículos (junto com a Ford e a GM ). Antes mesmo dos EUA entrarem em guerra, a Dodge já estava fornecendo veículos de 1/2 ton 4x4 para reequipar o Exército Americano, inicialmente com a série VC ( V= ano:1940 e C= capac.de de carga:1/2ton, segundo códigos de contrato e produção), que não chegou a ver ação na guerra. Já no início dos anos 30, a Dodge foi responsável por mudanças nos seus veículos que revolucionariam os conceitos vigentes e durariam até os anos 60(!) (como o motor de 6 cil. em linha ).
Com a criação da série WC (W=ano:1941 e C= cap. De carga:1/2ton) em 1941, a Dodge era a única fabricante a ter em sua linha de produção um veículo militar de 1/2 ton, no início da guerra. As primeiras WCs foram usadas em campo pelos ingleses no Norte da África (maior cenário de testes para armamentos aliados no início da Segunda Guerra ) e mostraram defeitos estruturais, como perfil e centro de gravidade muito altos (fácil visualização pelo inimigo e instabilidade ao dirigir), caçamba muito estreita, pneus subdimencionados, etc… Algumas WC-1 (pick-up cabine fechada ), WC-3 ( pick-up cab aberta) e suas variantes (WC-13, WC-14, com motor mais potente) chegaram ao Brasil. São facilmente reconhecidas pela grade do radiador arredondada.
Foi em 42 que a Dodge voltou toda sua produção para para fins militares, criando a nova linha WC (agora c/ a simples denominação de "Weapons Carrier": Carregador de Armamentos, ao pé da letra). A nova WC tinha muitas mudanças, foi praticamente redesenhada, aumentou a capacidade de carga para 3/4 de ton, distância entre eixos, perfil mais baixo, pneus maiores, caçamba mais ampla, além da facilidade de intercâmbio de peças entre os vários modelos da WC, até mesmo o de três eixos 6x6, com a padronização dos veículos em linha de montagem. Todos utilizavam o motor T-214.
Os modelos da WC são os seguintes:
clique para ampliarWC 51WC-51-modelo mais básico, destinado a transporte não especializado de carga e pessoal; a mesma plataforma era usada para os outros modelos da linha WC. Havia os modelos de 6V e os de 12V, com supressão de ruído de estática para utilizarem rádio. Produzidas cerca de 123.541 WC-51 até 45 - muitas foram convertidas em ambulâncias WC-64 KD. Foi o mais produzido das várias versões da linha WC. Usada pelo Brasil na Itália e depois em serviço durante muitos anos.
Dimensões:   
Compr:
4,24m
Larg:
2,10m
Alt. max:
2,17m
Alt. min.:
1,71m
Carga:
800Kg
Peso:
2560Kg
Dist.eixos:
2,49m
WC52WC-52 - igual a WC-51, apenas possuindo guincho mecânico montado na sua dianteira, pesando 140Kg a mais. Foram produzidas cerca de 59.114, sendo muitas convertidas em WC55, que levava um canhão de 37mm na caçamba. Usada pelo Brasil na Itália e em serviço por anos a fio.
Carry All
Dimensões:
Compr:
4,73m
Dist.entre eixos :
2,90m
Larg:
2m
Carga:
800Kg
Alt.:
2,06m
Peso:
2590Kg
WC-53 - Carroceria fechada, tipo perua, conhecida como "Carry All". Fabricados 8.400 exemplares, fim de produção em 43. Muitas chegaram ao Brasil, raras de se encontrar, principalmente em bom estado
Dimensões:
Compr:
4,95m
Dist.eixos:
3,07m
Larg:
1,98m
Carga:
820Kg
Alt.:
2,30m
Peso:
2680Kg
WC54WC-54 - ambulância de teto rígido. 26002 produzidas. Estepe embutido logo atrás da porta do motorista.
WC 55WC-55 - Porta canhão -37mm, guincho mecânico dianteiro. 5.380 produzidos, muitos foram convertidos em WC-52, pois as WC-55 se provaram pouco eficazes. Mesmas dimensões da WC-51, com 1.540Kg. WC-56 - Conhecida como "Command Car", usada para transporte de pessoal, em geral, oficiais, sem guincho. 21.156 produzidas. Peso: 2.420Kg
Dimensões:
Compr:
4,22m
Dist. eixos:
2,49m
Larg:
2m
Carga:
800Kg
Alt.:
2,07m
Peso:
2560Kg
WC57WC 57 - O Gen. George Patton tinha uma blindada, com uma metralhadora .50, com guincho. 6010 produzidas. Também conhecida como "Jipão", foi muito usada aqui no Brasil.
WC-58 - versão para rádio e comunicações, igual a WC-56 (sem gincho) e com bateria de 12V. -2344 produzidas. WC-59 feita para serviços de instalacões de linhas telefônicas. 607 produzidas. Havia também a WC-61 (58 produzidas ), c/ caçamba diferente. WC60WC-60 :oficina de campo. 297 produzidas.
WC63WC63WC 62 -Versão de 3 eixos, com 1 1/2 ton, 6x6, motor T-223. Fabricadas à partir de 43.23092 produzidas. A versão WC 63 -20132 produzidas-possuia guincho mecânico dianteiro.
Dimensões:
Compr:
5,47m
 
Larg:
2,10m
Carga:
1500Kg
Alt.max:
2,17m
Peso:
3120Kg
Alt.min.:
1,57m
Dist.eixos:
3,17m
Dimensões:
Compr:
4,90m
   
Larg:
2,14m
Carga:
680Kg
Alt.:
2,53m
Peso:
3180Kg
Pneus:
9,00x16,8pol.
Dist.eixos:
3,07m
WC-64 KD - ambulância com caçamba rebatível Knock Down:KD. Feita para substituir a WC-54, não foi recebida com aprovação, pois era um modelo mais simples de ser fabricado. Carecia de ventilação no calor e calefação no inverno. Não havia modelo com guincho. 3.500 foram produzidas, sendo muitas transformadas de WC-51 posteriormente.
Outras versões da Dodge foram feitas na fábrica do Canadá, entre 42/45, com detalhes diferenciados no motor, lataria e painel, num total de 15002 unidades, na maioria, versões da WC-51.
  WC 51
motor T214motor T214MOTOR T-214 - "Motor de 6 cil em linha, comando de valvula em "L", com 3772cc. Até 42, vinham com carburador Zenith. De 42 em diante, com carburador Carter."
Estamos preparando material sobre as M-37. Enquanto isso, aqui estão algumas belas fotos dessa vtr.
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