Eventos A "missão" do CVMARJ na Convenção da MVPA
Dallas 26 à 30 de junho de 2002. ( João Barone )   

Neste ano, a convenção da MVPA foi realizada em Dallas, Texas. Estes encontros anuais são organizados com anos de antecedência por esta entidade que congrega todos os clubes de veículos militares antigos nos E.U.A, além dos vários afiliados em outros países. Tal organização deixa claro a enorme demanda para quem gosta do assunto lá na América, existindo assim um "nicho de mercado" onde circula um capital considerável. São muitos clubes e muita gente comercializando todo tipo de "trecos" voltado para a tribo dos restauradores de viaturas militares antigas, desde peças para os veículos, passando por uniformes, livros, sejam peças originais de época ("N.O.S." para "new old stock": peça de reposição original de época) ou reproduções ("repro": essas, reproduzidas por fabricantes atuais, como o nome já diz). É realmente empolgante ver a quantidade de gente interessada no assunto e a disponibilidade de peças e acessórios para TODO tipo de veículo militar já usado pelo exército americano, do Bantam ao Hummvee Detalhes do Slatt Grill Airborne

Nas bancadas da feira estavam os nossos já conhecidos comerciantes de peças e acessórios para jeeps e outras viaturas, como G503, Beachwood Canvas, Weebee Webing, Rapco, Brent Mullins, Peter Debella, só para citar os mais conhecidos freqüentadores dos anúncios da revista "Supply Line", da MVPA . Havia também grande quantidade de oferta de uniformes, armas de coleção (desativadas), livros, manuais, miniaturas e qualquer item ligado ao hobby.
Dois Fords GPW
Os veículos
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Estas eram as motos presentes: Scooter Cushman e Harleys WLA (clique para ampliar)
amplieOs veículos que estavam fazendo parte da mostra competitiva eram impecáveis: vários jeeps de várias épocas. MBs, GPWs, um Slatt Grill pára-quedista, poucos M-38 e M-38A1, vários Mighty Might e um surpreendente número de MUTTS M-151 - sabendo-se que esse jeep teve sua reutilização proibida pelas autoridades. Muitos desses jeeps levavam uma imponente metralhadora .30 montada numa base, ou uma metralhadora mais moderna no caso das "patinhas", que apresentava até uma versão com lança mísseis(!). Havia também algumas raras e impecavelmente bem conservadas motos, Harleys e pequenas "scooters" de pára-quedistas.
Esse Ford estava super bem apresentado...
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Galões alemães capturados e usados no "Slatt Grill Airborne"
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Detalhe do farol black out início de produção, tipo meia-lua
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O Ford Fordor Staff Car chega para o evento...
Um detalhe interessante era a apresentação de uma "placa" com os dados junto ao veículo, muitas impecavelmente preparadas pelos proprietários, além de também se encontrar no veículo muitos itens de militaria originais, como ferramentas, armas desativadas, cartuchos, mochilas, rádios, caixas de munição ou mantimentos, etc que davam um realce na originalidade dos veículos.
Os dois ressaltos da carroceria na frente dos pneus desse GPA indicam ser este um raro "early production". Os posteriores tinham três ressaltos.

As outras categorias de veículos mais pesados, Dodges, meia-lagartas e 6x6, estavam muito bem representadas por belos exemplares de WCs e M-37, em suas várias versões: ambulâncias, transporte de pessoal e carga. Mais uma vez, várias dessa "belezocas" levavam metralhadoras, algumas .50 . Havia muitos exemplares únicos expostos. Um único M-2A1 estava presente, finamente detalhado, parecendo que havia chegado das Ardenas naquele instante. Um único M-8 Greyhound estava concorrendo, finamente restaurado. Não havia um único caminhão GMC CCKW, mesmo sendo o veículo mais produzido durante a Segunda Guerra. Porém, um único e raro exemplar do DUKW - versão anfíbia do CCKW, estava presente. Chamava a atenção um raro Ford "Fordor" Staff Car ( 2GA-73C), impecável em "Olive Drab".

Um MB da marinha e um GPA à venda chegam ao evento
Um MB paramentado com corta-fios e metralhadora Um bom exemplo de motor GPW com seus mínimos detalhes Painel de um M-38
O "Agrijeep" (vinha escrito na placa) não tinha porta-luvas, o câmbio era na coluna de direção e a pequena alavanca era para acionar a polia de implementos agrícolas na traseira Era de se estranhar a ausência de exemplares mais antigos do jeep (Bantam, MA e GP) e de veículos pesados de esteiras. Eis o primeiro jeep civil fabricado ainda antes do final da Segunda Guerra
Não havia um só exemplar de tanque nessa edição do evento, mas havia um blindado inglês Ferret e um raríssimo jeep "civil" CJ-2A, de propriedade do especialista em jeeps Fred Coldwell. Este jeep era a primeira versão civil do jeep, já em 1944, para uso agrícola, chamado de "Agrijeep".
A chegada do anfíbio DUKW.
Notar as bases de antena do tipo pós-guerra
Este HUMMVEE estava à venda por "apenas" 28 mil dólares
amplie amplie Os ganhadores da mostra competitiva seriam anunciados no sábado, ao final do jantar de encerramento do evento. Qualquer um dos ótimos exemplares presentes poderia ser premiado, no meu entender…


Estas fotos do M2A1 mostram detalhes do interior como painel e rádio. Notar os tripés das duas .30 e da .50 levados na traseira.

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Os "brazucas"
Esse ano, havia uma verdadeira "comitiva" brasileira presente ao evento, com a conhecida turma do Imperial Jeep Club, além do nosso conhecido S. Wlad, de São Paulo.
A brazucada passou um verdadeiro "pente fino" nas bancadas do enorme mercado de peças disponível nos quatro dias do evento.
amplie Os membros do IJC presentes, Morelli, Saulo, Wilmar e Roland, que já estiveram em outras convenções da MVPA, acharam que esse ano o evento foi menor do que em anos anteriores. Havia dificuldade em se achar peças N.O.S. e o atual câmbio do dólar fazia com que todos pensassem duas vezes na real necessidade de comprar qualquer item. Mesmo assim, foi válida mais essa presença num evento da MVPA.
Várias fotos do pequeno e valente Mighty Might
A "missão" do CVMARJ
Com a missão de levar o "dossiê" do CVMARJ para ser entregue aos membros da MVPA, fui cordialmente recebido pela Krystel, secretária do quartel general da MVPA. Ela prontamente me apresentou ao atual presidente da MVPA, o simpático grandalhão Charles Varner. Conversamos longamente sobre o CVMARJ, o que lhe deixou muito surpreso e curioso sobre nossas realizações, propostas e idéias. Além do "pacote" com camisetas e bonés do CVMARJ presenteado aos membros da diretoria da MVPA, havia uma pasta com texto em inglês e fotos de nossas atividades e veículos, além de uma quantidade do nosso jornal "Cia C", tudo muito concorrido e apreciado pelos "gringos", gerando conversas e atenções por toda a duração do evento. Do pessoal que trabalhava no stand da MVPA, muitos se surpreenderam com a existência de um clube brasileiro de veículos militares antigos - mal sabendo que existem dois!
Várias fotos de "patinhas anabolizadas"... detalhes do rádio, lança-mísseis e camuflagens...
clique Depois da longa conversa com Mr Varner, fui abordado pelo diretor Jim Guilmore - o mesmo que foi "massivamente" votado pelos membros da MVPA brasileiros, seguindo a sugestão do João Paulo Lopes.
Também conversamos longamente sobre as pesquisas dele, com foco nos veículos americanos fornecidos ao Brasil. Ele me perguntou sobre o paradeiro de algum dos Fords GP que chegaram aqui nos anos 40, como se fosse assim tão fácil… Depois que expliquei que não há registro - até agora - de um único GP que tenha "sobrado", Mr Gilmore prometeu encontrar mais dados sobre outros veículos enviados ao Brasil.
amplieEle aproveitou a ocasião para agradecer aos votos da turma brasileira e prometeu acompanhar de perto as ações do CVMARJ.
Dodges WC que cospem fogo...
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Estas são as Dodge WC-4, produzidas em 1941.
São facilmente reconhecidas pela grade arredondada, uma delas com uma tremenda .50 na caçamb
a
Ao final das atividades programadas para o evento, que incluiram um churrasco texano e um jantar de encerramento ao som de uma "big band", já se sabia quando e onde serão os próximos 3 eventos da MVPA: 2003 em Alameda, Califórnia, 2004 em Mobile, Alabamba e 2005 em Memphis, Tennessee, comemorando os 30 anos da entidade.
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Estas ferramentas da WC-52 estão corretamente presas no suporte A Dodge ambulância WC-54 tinha um câmbio com relação mais longa, para maior
velocidade.
Pena que não dá para trazer tudo que se encontra no mercado de peças...
Foi com grande satisfação que tive garantido pelo presidente Charles Varner a inclusão do CVMARJ entre os clubes homologados pela MVPA, depois de nossas conversas.
Em breve, estaremos na lista de clubes afiliados nas revista Supply Line, ao lado do Imperial Jeep Club, representando mais um clube brasileiro dentre os clubes de outras nacionalidades incluídos nesse seleto hall. O Sr Varner também vai indicar o site do CVMARJ na sessão dedicada à Internet na revista "Supply Line". Vista geral do churrasco no pavilhão do evento
O que representa para o CVMARJ ser reconhecido pela MVPA?
Significa que estamos recebendo um retorno concreto de nosso empenho e dedicação em levantar o nível do hobby no Brasil, juntando os entusiastas no assunto no nosso país, fornecendo dados corretos, proporcionando um intercâmbio maior, incentivando a troca de informações, solidariedade e camaradagem entre os sócios do nosso clube. Além disso, o reconhecimento do CVMARJ por uma entidade séria como a MVPA poderá abrir muitas portas para a realização de nossos projetos, em especial, junto aos órgãos históricos das Forças Armadas, além de outras entidades
Teste de motor do P-47D no Musal-4 de agosto de 2001

4 de agosto, o CVMARJ promoveu um encontro no Museu Aeroespacial do RJaneiro, Campo dos Afonsos, para que pudessemos assistir ao teste de motor do famoso P-47D FAB, restaurado pelo museu em condições de vôo. A Dodge WC-51 (CVMARJ) solenemente retirou do hangar e rebocou o Thunderbolt até a pista, para o acionamento do motor.

Na ocasião, fomos fotografados para o caderno Carro etc, O Globo, numa matéria recentemente publicada celebrando os 60 anos do jeep.

Fomos recebidos pelo Brig Bering, que está na chefia do Musal. O especialista e sub-oficial Joubert, fez o motor do P-47 "cantar" para a privilegiada platéia presente. Foi muito emocionante ver aquele pássaro raro roncando seu gigantesco motor radial, deixando todos se perguntando quando o avião estará autorizado a fazer seu primeiro vôo depois de restaurado

O P-47D, com a marca B4 tem uma história. Ele foi usado pelo então Ten Av Dornelles, que fez o maior número de missões (89) ao ser abatido na Itália, sendo irônicamente a última baixa da FAB no teatro de operações europeu. Essa homenagem foi feita pelos veteranos e pelo alto comando da FAB, quando no momento do final da restauração, pintura e marcação da aeronave. O Thunderbolt B4 é conhecido carinhosamente como "O Avião do Dornelles". Fontes do Musal nos garantiram que em breve o P-47 estará finalmente homologado para vôo. O Musal vale a visita, pois é um belo local, com um acervo espetacular, com exemplares de aviões únicos no mundo. O site do Musal é: www.musal.maer.mil.br

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