Eventos Escola de Material bélico
O CVMARJ participou mais uma vez do evento de aniversário da Escola de Material bélico.
Estas fotos foram tiradas pelo Edson Chaves, "comandante supremo das forças aerotransportadas" do CVMARJ. Chamava a atenção a ambulância Dodge, além do já conhecido e raro Renaut FT-17.O CVMARJ está em diálogo com a EscMatBel para promover o restauro e manutenção de mais viaturas histórias que sejam remanejadas para esta organização do exército.
Exposição no Forte 2004

A participação do CVMARJ em setembro passado, na já tradicional Exposição do VCC, que este ano voltou a ser no Forte Copacabana, foi marcante. Muitos que estavam presentes puderam ver e ouvir a "menor big band do mundo", com 3 músicos que tocavam temas dos anos 40 sobre a caçamba da saudosa "Popozuda". Ao final da exposição, a super patinha do Zezinho papou prêmio de originalidade na categoria veículos militares, criada especialmente para o evento, assim como o MB do João Barone, o que viajou até a Normandia, foi agraciado com um troféu especial.

A participação do CVMARJ para esse ano no evento promete muitas surpresas...
MANUAL DO MOTORISTA MILITAR

cliqueApresentamos aqui uma cópia do manual do motorista distribuido aos soldados da FEB na Itália, dando os procedimentos para dirigir e manter os veículos operacionais.

Pode ser útil para todos que buscam cuidado e atenção com seus veículos em nossas missões de paz...
clique para amplia-lo

 
Recruta Zero e o jeep...
Encontrados alguns desenhos do Recruta Zero, onde ele aparece dirigindo seu jeep, aturando as maldades do Sargento Tainha... 
Brasília tem novo clube voltado para veículos militares!
A casa do Hamilton Caramaschi possui uma coleção de viaturas…
A galera atuante de Brasília acaba de fundar o clube V.A.G.: Velhos Amigos de Guerra, voltado para a preservação de viaturas militares e material bélico.Por trás desta iniciativa, estão o Ricardo Alcebíades, Hélvio Lemos e Hamilton Caramaschi.
O Hamilton é colecionador de armas e veículos, possuindo um verdadeiro museu em sua casa no Lago Norte, facilmente observada por quem passa de lancha pela área.
A casa do hamilton é quase atração turística em Brasília
Nos jardins da casa, encontram-se vários tipos de canhões, além de um M-8 e um Stuart.
Mas não é só isso: na garagem, estão outros vários veículos, como um M-2A1 Half Track, mais quatro Stuarts, um Sherman M4A4, três veículos militares do Leste Europeu (um jeep, um ambulância e um caminhão de 2ton), uma M-715, além de um trator M-5 e um GMC CCKW parados na frente da casa…
Destes, apenas a M-715 e os veículos do Leste Europeu (ainda não identificamos o fabricante) estão rodando.
Na entrada da casa do Hamilton, estão estes GMC e M-5
Não é a toa que a casa do hamilton é a sede dos V.A.G., pois lá se concentram os entusiástas no assunto na Capital federal. Os Velhos Amigos de Guerra prometem juntar mais interessados no assunto e promover encontros e atividades na área. Sejam bem-vindos!
Hamilton, Ricardo, Barone, Hélvio (filha) e Zé Ricardo (filha) em frente ao Sherman …
MAIS UM BELO EXEMPLAR DE WILLYS MB!
Nosso amigo e sócio Cláudio S. de Almeida (MVPA 24216 ), de Florianóplois, está com seu MB 1943 N° 253556 “tinindo”. Outro belo exemplo de como restaurar devidamente uma jóia da história militar. Aqui vai o depoimento do Cláudio sobre seu trabalho e fotos de sua preciosidade: “Acredito que a restauração do meu MB esteja "atingindo a perfeição”, com os detalhes que tenho buscado me aprofundar, graças à ajuda do "nosso" correspondente Paulo de Azevedo nos USA. A literatura que adquiri durante esses tempos de MVPA me ajudou muito a buscar a autenticidade do veículo, bem como as fontes certas de aquisição de peças tanto nos EUA como na Europa, onde se acha muita coisa original. Meu empenho é buscar principalmente a originalidade, e paralelamente mantendo o veículo funcional, agradável, confiável...no caso do meu MB SOMENTE a instalação elétrica foi substituída por 12V, mas com TODA a aparência original das peças.”
Detalhe do vaso de expansão e tollbar correto. Filtro de combustível original e funcionando…




A caixa do regulador de voltagem foi mantida, mesmo usando-se um alternador.

O uso do alternador no lugar do dínamo é uma alteração bastante comum e aceitável na parte elétrica dos jeeps.


O MB do Claúdio está de tirar o chapéu!

Um Ford GPA com areia da Normandia no assoalho!
Nosso amigo internacional e aficionado em jeeps, Jerome Stevens, de Paris, finalmente realizou seu almejado sonho de possuir um anfíbio: conseguiu achar um belo exemplar de Ford GPA. Aqui estão as fotos do novo “brinquedo” do Dr Jerome…
Sabendo-se que 99% de todos os veículos militares e material usado na Segunda Guerra foram deixados para trás nos países onde ocorreu o conflito, ficamos imaginando se este GPA não passou por poucas e boas duarante a guerra… Ainda deve ter areia das praias da normandia no seu assoalho, do dia do seu desembarque no teatro de operações…
O Dr Jerome disse que levou anos até encontrar o seu GPA. Aqui fica a lição: acredite nos seus sonhos e eles podem se tornar realidade… “O problema foi “convencer” a patrôa”, disse ele!




No detalhe, o Dr Jerome em Beltring 2003, ainda sonhando em ser o dono de um GPA. “Deve haver um me esperando algum dia!”
Uma donzela ensina como manter um jeep em estado impecável!
Recebemos fotos da Ana Cristina Lazzati, que possui este Willys em estado de novo, bem restaurado. A Ana tem participado muito no Quadro de Avisos, deixando relatos da sua paixão no assunto, desde pequena, rodando com seu pai pelo interior de São Paulo. Isso mostra como a paixão pelos jeeps não "respeita" gênero nem idade. Além disso, Ana Cristina dá uma lição para muitos "marmanjos" de como se deve cuidar de um jeep: com mãos de moça! Valeu, Ana!
ESTA ALTERAÇÃO VALE MOSTRAR NO NOSSO SITE!
Poderíamos chamar este bizarro veículo de Dodge WC-66? Ainda recebemos muitas fotos de jeeps e veículos muito alterados de seu estado original ou pobremente restaurados para serem mostrados como bons exemplos de restauração aqui no site do CVMARJ. Mas este exemplo de Dodge “WC-seja lá o que for” de três eixos, configurada como uma Command Car, é realmente uma loucura! Quem nos mandou a foto foi novamente o nosso amigo Dr Jerome Stevens, de Paris. Ele garante que esta não é uma fotomontagem, pois ele dirigiu (!) este veículo… Calma pessoal, não vamos ficar com minhoca na cabeça…
MAIS UM MOTIVO DE ORGULHO PARA O CVMARJ!
Segue na íntegra o e-mail do Jorge Rossini, que conseguiu restaurar seu Ford GPW com a ajuda do nosso site. Ele ainda participa dos eventos cívicos em sua cidade, Uruguaiana, RS. Este é o tipo de retorno que gostaríamos de ver mais e mais. É uma lição de como se deve fazer um belo trabalho.  " Amigos do CVMARJ. Fiz a devida restauração deste GPW, com ajuda do seu site, porque eu não tinha nenhum conhecimento sobre este veiculo. Tenho varias fotos da restauração passo a passo, que posso enviar se tiverem interesse. Sou do Rio Grande do Sul, fronteira do Uruguai e Argentina, da cidade de Uruguaiana/RS.
R. Monte Caseros 3446 CEP:97500-380 0xx55-4l2-4345 ou 0xx55-9977-0363
e-mail jrossini@.bnet.com.br. Um grande abraço. Rossini
Parabéns, Jorge e obrigado em nome do CVMARJ!
páginas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
contato@cvmarj.com.br